Anúncios
A busca por um relacionamento é algo natural e que vemos em livros, filmes, séries, desde a nossa infância. Para ajudar na busca do par ideal, muitos apps de namoro têm surgido, porém, com eles, muitos golpes também. Por isso, selecionamos 10 dicas para você usar o app de namoro, mas de forma segura, evitando golpes e, se possível, corações quebrados.
1- Tenha um perfil completo, mas cuide as informações pessoais compartilhadas
Todo app de relacionamento exige que o perfil seja criado, e como forma de encontrar as pessoas certas, que têm os mesmos interesses que você, é indicado criar um perfil completo, com fotos, nome, idade,preferências e gostos pessoais.
Mas, todas essas informações devem ser feitas com cautela. Fale sobre você, mostre que o seu perfil é real, mas cuide ao compartilhar dados mais sensíveis, como: endereço, onde trabalha, nomes dos filhos, número de documentos, detalhes sobre a rotina (onde trabalha, em qual academia vai, locais e horário dos seus hobbies, etc).
Pense, que o seu perfil pode ser visto por qualquer usuário que tenha uma conta no app, podendo ser uma pessoa boa ou um golpista. Por isso, faça um filtro de quais informações você vai colocar no seu perfil e também quais você vai compartilhar em conversas.
2- Evite perfis suspeitos e com poucas informações
Falamos sobre o que você deve ou não compartilhar no seu perfil, mas a nossa segunda dica é sobre o que você deve procurar nos outros perfis.
Por mais que a foto seja muito atrativa, evite conversar com perfis com poucas informações, fotos apenas de um ângulo, com informações muito vagas e genéricas. Também, pesquise aquela pessoa que te chamou a atenção em outros aplicativos de redes sociais e sites.
Investigue um pouco sobre o perfil, buscando analisar se a pessoa realmente existe e se os dados apresentados no app de relacionamento batem com os de outras redes sociais. Alguns aplicativos tem a opção de verificação de perfil, assim, se possível, só converse com perfis verificados.
3- Mantenha o contato pelo app de namoro
Uma prática comum de golpistas é migrar a conversa para outro aplicativo, como snapchat, whatsapp, instagram, ou telefone. Por isso, esteja atento a pedidos para conversar por outro local além do app de relacionamento.
A maioria dos aplicativos tem várias funções, como conversa direta, conversa em grupo, chamadas de voz e vídeo chamadas. Não tendo a necessidade de conversar em outro app.
A prática de pedir para conversar por outro aplicativo é uma forma de apagar provas do aplicativo de relacionamento, que tem recursos para denunciar o perfil, e também uma forma de ter mais dados pessoais sobre você.
No Brasil, por exemplo, muitos golpes acontecem com o roubo do Whatsapp e Instagram.
4- Seja um Sherlock Holmes e pesquise muito sobre o seu match
Antes de conversar, e principalmente antes de sair com o seu match, pesquise muito sobre o perfil. Como já mencionamos em outras dicas de segurança, pesquise o perfil em outras redes sociais, coloque o nome do perfil em sites de busca como google e safari, e veja quais resultados aparecem.
Existem sites de processos judiciais, vale a pena pesquisar em sites assim também, pois você consegue descobrir fatos importantes sobre o carácter do seu possível date.
Valide a existência da pessoa, pois alguns golpistas usam dados falsos, nomes e fotos de outras pessoas para aplicar golpes em apps de relacionamento. Por isso, valide se o perfil realmente existe, e se aquela pessoa estaria em um app de relacionamento.
5- Não tenha pressa para marcar o encontro
Por mais que o seu coração diga que você achou o par perfeito, o “the one”, tenha calma e seja racional. Não tenha pressa de marcar o primeiro encontro, converse bastante com a pessoa, tanto por mensagens de texto como por chamadas de vídeo.
Inclusive, fazer chamadas de vídeo é outra dica muito importante para validar a existência da pessoa, e se a foto condiz com quem está conversando contigo.
Antes do primeiro encontro, converse muito, analise se os dados apresentados são verdadeiros, se o discurso se mantém ou se conforme a conversa vai acontecendo você percebe algumas mentiras. Por exemplo, em uma conversa a pessoa diz que tem determinada profissão, mas passa uns dias e a pessoa diz fazer outra coisa. Bandeira vermelha, fique em alerta.
6- Primeiros encontros sempre em locais públicos e movimentados
Por mais que um jantar a luz de velas, feito pelo próprio match, seja romântico, calmo e ótimo para conversar, lembre-se que você não conhece aquela pessoa, e que um primeiro encontro em local público é mais seguro.
Escolha um restaurante, shopping ou cafeteria, um local onde vocês possam conversar de forma privada, mas não sozinhos. Um local em que você facilmente possa pedir ajuda, caso precise.
7- Sempre avise quando for sair com alguém
Sempre que for sair com alguém, avise algum amigo ou parente. Fale o local, horário, nome da pessoa, envie foto de quem você vai estar saindo.
E, você pode até mesmo ter um código de ajuda, como pedir para a pessoa te ligar em determinado horário. Sabe aquelas cenas de filme que uma amiga liga para a outra, e se o encontro está ruim elas simulam que há uma emergência, para que a amiga que está tendo o encontro possa ir embora? Pois, você também pode ter um combinado de segurança assim.
8- Cuide da sua bebida e celular
Uma dica já antiga e que vale não apenas para encontros por app de relacionamento, mas para sempre que você sair ou estiver em uma festa é: cuide da sua bebida e celular.
Infelizmente, a prática de colocar substâncias na bebida para que a pessoa fique inconsciente ainda ocorre e é mais comum do que você imagina. Por isso, mantenha a sua bebida ao alcance dos seus olhos, e sempre que for olhar para outro local, tampe o copo com a mão, e nunca beba um drink após ter deixado ele “sem vigilância”.
Também mantenha o seu celular com você o tempo todo, lembre de carregar e levar para o date com bastante bateria, para caso você precise ligar para alguém ou até mesmo para a polícia, que você esteja com o celular a fácil alcance e com carga suficiente.
9- Nunca envie dinheiro ou clique em links aleatórios
Os golpes estão cada vez mais comuns, por isso, por mais convincente que seja a história da pessoa, nunca envie dinheiro e nem clique em links.
Existem links que ao clicar os seus dados são roubados ou permitem acesso a suas redes sociais, roubando aquela rede de você, e por meio disso, aplicando golpes financeiros usando o seu perfil.
10- Confie nos seus instintos
Mesmo que o date esteja perfeito e que não haja motivos lógicos para desconfiar da pessoa, acredite nos seus instintos. Nosso cérebro faz a leitura de tudo, mas nem tudo chega até o nosso consciente, por isso, acreditar no seu “instinto” é importante. Afinal, algumas informações ficam apenas no inconsciente e o corpo manda comandos que nem sempre entendemos.
Considerações Finais sobre como usar apps de namoro de forma segura
Por fim, outra dica extra nossa é de usar somente apps de namoro que sejam confiáveis e com boas recomendações. Nós fizemos uma lista dos 5 melhores apps de bate-papo online e também 5 indicações de apps de bate-papo cristão confiáveis.
Você permanecerá no mesmo site
Boas conversas e que você encontre o seu par ideal!